Brasília,
Home » Destaque » Ancara pretende abandonar dólar no comércio com Moscou, Pequim e Teerã

Ancara pretende abandonar dólar no comércio com Moscou, Pequim e Teerã

Publicado por: Redação Irã News
Autor:
Publicada em 04/11/2018 às 19:44
Share Button
Foto:
© AP Photo / Lefteris Pitarakis

O ministro das Relações Exteriores turco, Mevlut Cavusoglu, partilha a opinião do presidente do país, Recep Tayyip Erdogan, que chegou a hora de pôr fim à hegemonia do dólar e começar a usar moedas nacionais no comércio com seus parceiros.

Fazendo seu discurso de abertura da 18ª sessão do Conselho de Ministros das Relações Exteriores da D-8 (organização de cooperação para o desenvolvimento, da qual fazem parte o Bangladesh, Egito, Nigéria, Indonésia, Irã, Malásia, Paquistão e Turquia) em Antalya, o chanceler turco, Mevlut Cavusoglu, anunciou que Ancara procura usar moedas nacionais no comércio com a Rússia, China e Irã.

“Estamos passando por um período de guerras comerciais. A melhor resposta contra isso seria usarmos nossas moedas locais no comércio. A Turquia está se preparando para negociar em moedas locais com países como a China, Rússia, Irã e Ucrânia. Também continuamos essas negociações com outros países”, declarou ele.

Cavusoglu afirmou também que é possível implementar tal plano com seus parceiros do D-8.

“É possível realizar isso dentro do D-8. Portanto, propomos a formação de uma câmara de compensação dentro do D-8”, disse ele.Esta não é a primeira vez que um responsável de alto nível turco sugere usar moedas nacionais no comércio com seus parceiros. Por exemplo, o presidente do país Recep Tayyip Erdogan tem repetidamente apelado para se acabar com o monopólio do dólar e usar moedas locais e nacionais.

Segundo notou o presidente turco Recep Tayyip Erdogan, Ancara pode passar para os pagamentos em moedas nacionais no comércio com os seus principais parceiros comerciais — China, Rússia, Irã e Ucrânia.

Comments

comments

ESPORTE

COLUNISTAS

VIDEOS