Brasília,
Home » Destaque » Cazaquistão não pretende autorizar bases dos EUA no mar Cáspio, diz ministro

Cazaquistão não pretende autorizar bases dos EUA no mar Cáspio, diz ministro

Publicado por: Redação Irã News
Autor:
Publicada em 11/08/2018 às 11:14
Share Button
Foto:
© Sputnik / Murad Orudzhev

O Cazaquistão não implantará bases militares dos EUA no Cáspio, disse à Sputnik o ministro das Relações Exteriores Kairat Abdrakhmanov.

Em entrevista à agência, Abdrakhmanov sublinhou que alguns representantes da mídia russa e dos círculos de especialistas não conhecem completamente os fatos sobre as cargas não militares dos EUA que passam através do Cazaquistão.

Ele explicou que se trata de transporte ferroviário comercial de cargas não letais, que são necessárias para continuar as operações em apoio ao governo do Afeganistão.

“É claro que não é apenas o território do Cazaquistão, mas também o de outros países localizados nas rotas de transporte dos EUA para o Afeganistão que estão envolvidos no trânsito. Evidentemente, quaisquer bases militares no mar Cáspio estão fora de questão”, disse ele.

Segundo o ministro, de 2010 a 2015 esse trânsito passava pelo território da Rússia, do Cazaquistão e do Uzbequistão, em conformidade com as condições do acordo entre o Cazaquistão e os EUA nessa área. O transporte prevê as mesmas condições estabelecidas entre a Rússia e os EUA. O Cazaquistão apenas complementou a lista de postos de controle com os portos de Aktau e Kuryk, explicou o ministro.”Serão mantidos todos os termos e condições semelhantes estipulados no acordo entre a Rússia e os Estados Unidos. Não se trata da implantação de bases militares dos EUA ou de qualquer outro Estado estrangeiro”, sublinhou.

No domingo (12), os líderes dos países litorâneos do mar Cáspio — Azerbaijão, Irã, Cazaquistão, Rússia e Turcomenistão — se reunirão na cidade de Aktau, no noroeste do Cazaquistão, para assinar um acordo sobre o mar Cáspio.

Comments

comments

ESPORTE

COLUNISTAS

VIDEOS