Brasília,
Home » Destaque » Deserto de Lut no Irã, na Lista do Patrimônio Mundial da Unesco

Deserto de Lut no Irã, na Lista do Patrimônio Mundial da Unesco

Publicado por: Redação Irã News
Autor:
Publicada em 18/07/2016 às 21:10
Share Button
Foto:
A Unesco registrou neste domingo, o deserto de Lut no Irã, conhecido como ‘o ponto mais quente do planeta’, em sua Lista de Patrimônio Mundial.
O citado deserto, foi inscrito na lista durante a realização da 40ª reunião do Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco, que se celebrou na cidade turca de Estambul, juntamente com outros sete lugares naturais do mundo, entre eles, o distrito florestal Shennongjia da China, o arquipélago de Revillagigedo do México, e as montanhas Tian, localizadas na região fronteiriça entre Cazaquistão, Quirguistão e a República Popular Chinesa.
O deserto de Lut, situado na província persa de Kerman (sudeste do Irã), é conceituado um dos pontos mais quentes do país persa e do mundo, já que a temperatura, registrada pelos satélites da NASA, atinge os 71°C e um pouco mais.
É também conhecido em persa como Dasht Lut, é o 25º deserto maior do mundo e conta com várias características especiais, tanto climática como geográfica.
A parte oriental deste deserto é um planalto baixo coberto de sais , enquanto o centro vem sendo talhado pelos ventos em uma série de cristas e dunas paralelas, que se estendem ao longo de 150 km e atingem os 75 m de altura . Esta área também está rodeada por barrancos e colinas.
No sudeste está uma vasta extensão de areia, como um enorme deserto , com dunas de mais 300 m de altura , entre os mais altos do mundo.
Com este registro mundial, o deserto de Lut converteu-se no primeiro lugar natural do Irã que se inscreveu na lista cobiçada da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e a Cultura (Unesco, por suas siglas em inglês).
Na sexta-feira, também foram inscritos 11 qanat iranianos entre 200 e 2500 anos de antiguidade na Lista do Patrimônio Mundial desta organização mundial.
Entre os dias 10 e 20 do presente mês, o Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco celebrou sua 40ª reunião em Estambul, presidida por Lale Ülker, embaixadora e diretora geral de assuntos culturais e de promoção internacional do Ministério de Assuntos Exteriores da Turquia.

Pars Today

Comments

comments

ESPORTE

COLUNISTAS

VIDEOS