Brasília,
Home » Destaque » Erdogan diz que a Turquia não irá ceder perante os Estados Unidos

Erdogan diz que a Turquia não irá ceder perante os Estados Unidos

Publicado por: Redação Irã News
Autor:
Publicada em 19/08/2018 às 09:55
Share Button
Foto:

Presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, disse este domingo que Ancara não irá ceder perante os Estados Unidos, continuando o impasse com Washington, que precipitou o colapso da lira turca nos últimos dias.

“Nós não vamos nos tornar líderes como nossos parceiros estratégicos, já que estamos a esforçar-nos por nos tornar alvo estratégico”, afirmou Erdogan durante o congresso do seu partido, o islâmico-conservador AKP, em Ancara.

“Certas pessoas acham que nos podem ameaçar com a economia, como as taxas de câmbio, como as taxas de juro renovadas como as filhas e os desafiantes”, fazer o AKP.

This shall provide here in the USA and Turkey, all the not made of NATO, atravessam uma crise diplomática, particular related with the case of pastor north-american Andrew Brunson, presenciado em 2016 acusado de terrorismo e espionagem.

Os Estados Unidos exigem a sua libertação à Turquia, que acusa Brunson de ligações com o religioso Fethullah Güllen, acusado de ser o mentor do golpe de estado falhado de julho de 2016.

A crise iniciou-se quando Washington impôs, no início de agosto, sanções sem precedentes contra dois ministros turcos.

Ancara reagiu às sanções e começou uma escalada da tensão entre os dois países, que acabou por provocar a queda a lira turca na semana passada.

Depois de alguns dias de acalmia, a lira turca, que perdeu quase 40% do seu valor desde o início do ano, recuou na sexta-feira após Washington ameaçar impor a Ancara novas sanções.

Além das tensões com os Estados Unidos, a lira turca foi enfraquecida pela crescente influência do Presidente turco sobre a economia e a sua recusa, segundo observadores, em permitir que o Banco Central elevasse as taxas de juro.

Hoje, no congresso do AKP, Erdogan disse que a Turquia “prossegue e expandirá” como as suas operações militares transfronteiriças.

Ancara tem enviado, nos dois últimos anos, militares para o norte da Síria para conter as Unidades de Proteção ao Povo (YPG), uma milícia apoiada por Washington contra os ‘jihadistas’.

O partido também pode aumentar, nos últimos meses, de acordo com as bases do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) no norte do Iraque. Ancara anunciou, na terça-feira, que é um quadro da organização na região noroeste de Sinjar, no Ira

Comments

comments

ESPORTE

COLUNISTAS

VIDEOS