Brasília,
Home » Destaque » Iranianos comemoram a nacionalização da indústria do petróleo em 19 de março

Iranianos comemoram a nacionalização da indústria do petróleo em 19 de março

Publicado por: Redação Irã News
Autor:
Publicada em 20/03/2017 às 06:16
Share Button
comemoram Foto:
A indústria do petróleo foi nacionalizada em um dia como hoje, há 67 anos, durante o cargo de presidente do Dr. Mohammad Mossadegh.
As potências coloniais usaram para extrair e beneficiar da indústria de petróleo do Irã antes da nacionalizaço da indústria de petróleo no país.
Durante a década de 1890, pesquisas e relatórios estavam sendo publicados que o Irã tinha grande potencial de petróleo. Alguns conselheiros do magnata britânico William Knox D’Arcy fizeram D’Arcy ciente destes relatórios  prometeu-lhe a riqueza se investissem neste risco. D’Arcy concordou e enviou representantes a Teerã para ganhar uma concessão que lhee daria  direitos exclusivos de prospecção de petróleo no Irã. Em 16 de abril de 1901, começaram as negociações entre os representantes de D’Arcy e Mozzafar al-Din Shah sobre a possível concessão de petróleo.
Durante este período de tempo, a Grã-Bretanha e a Rússia tiveram uma grande rivalidade sobre a influência que cada um queria dentro da Pérsia. Ambas as potências imperiais acreditavam que a Pérsia e o Oriente Médio eram importantes para seus interesses econômicos e militares imperiais.
Em 1901, William Knox D’Arcy e Mozzafar al-Din Shah do Irã assinaram um contrato de petróleo que mais tarde foi chamado D’Arcy Concession.
A concessão de D’Arcy era uma concessão do óleo de petróleo que deu a D’Arcy os direitos exclusivos à perspectiva para o óleo no Irã.
Durante esta exploração de petróleo, D’Arcy e sua equipe encontraram problemas financeiros e lutaram para encontrar quantidades vendáveis de petróleo. Eles estavam prestes a desistir, mas finalmente atingiram grandes quantidades comerciais de petróleo em 1908. Depois que essas grandes quantidades comerciais de petróleo foram encontradas, a Anglo-Persian Oil Company assumiu a concessão em 1909.
Em 1909, logo após a descoberta das quantidades comerciais de petróleo, a Burmah Oil pensou que uma nova estrutura corporativa precisava ser criada para operar a concessão. Isso levou à criação da Anglo-Iranian Oil Company e Burmah Oil fez uma empresa de capital aberto, vendendo ações ao público em 1909. Neste momento, a Burmah Oil manteve o controle ea maioria das ações ordinárias. Para William Knox D’Arcy, ele foi compensado por seus custos de exploração e tornou-se um diretor da nova empresa, mas como seu papel rapidamente desapareceu, D’Arcy começou uma subsidiária da empresa anglo-iraniana para procurar mais locais de exploração de petróleo .
A Anglo-Persian Oil Company (APOC) foi uma empresa britânica fundada em 1908 após a descoberta de um grande campo de petróleo em Masjed Soleiman, no Irã. Foi a primeira empresa a extrair petróleo do Irã. Em 1935, a APOC foi rebatizada de Companhia de Petróleo Anglo-Iraniana (AIOC) e em 1954 tornou-se a British Petroleum Company (BP), um dos antecedentes da moderna companhia de capital aberto da BP.
Em setembro de 1941, os trabalhadores da companhia petrolífera sul do Irã se agrupavam no Khuzestan Oil Workers Syndicate para lutar contra o papel colonial da Grã-Bretanha na indústria petrolífera do Irã.
Mais tarde, em março de 1951, o parlamento iraniano votou para nacionalizar a Companhia de Petróleo Anglo-Iraniana (AIOC) e suas participações, e pouco depois o público iraniano elegeu um campeão da nacionalização, Mohammad Mossadegh, Primeiro-Ministro.
A nacionalização da indústria petrolífera foi celebrada desde então no Irã todos os anos.

Comments

comments

ESPORTE

COLUNISTAS

VIDEOS