Brasília,
Home » Destaque » Líder alerta para a atuação dos israelenses para enfraquecer os laços entre o Irã e Azerbaijão

Líder alerta para a atuação dos israelenses para enfraquecer os laços entre o Irã e Azerbaijão

Publicado por: Redação Irã News
Autor:
Publicada em 06/03/2017 às 11:28
Share Button
lider Foto:
Líder da Revolução Islâmica O aiatolá Seyyed Ali Khamenei disse que os inimigos estão irritados com as relações estreitas entre o Irã e o Azerbaijão, alertando os esforços do regime israelense para minar os laços mútuos.
“O regime sionista maligno está fazendo esforços mais do que todos os inimigos para enfraquecer as relações  entre o Irã e Azerbaijão”, disse o líder em uma reunião com o presidente azeri, Ilham Aliyev, em Teerã, neste domingo.
O aiatolá Khamenei exortou as autoridades iranianas e azeri a permanecer vigilantes diante de tais ofertas e manter suas relações amistosas.
O líder saudou a posição muito positiva do Azerbaijão sobre a República Islâmica, incluindo a sua posição sobre a questão nuclear iraniana.
“Nos círculos políticos e nas comunidades, o governo azeri sempre esteve do lado do Irã e essas posições positivas trarão aos dois países mais proximidades do que nunca”, afirmou o aiatolá Khamenei.
Durante a reunião, que também contou com a presença do presidente iraniano, Hassan Rouhani, Aliyev disse que Teerã e Baku desfrutam de pontos de vista cultural, histórico e religioso.
Apesar dos esforços para semear a discórdia entre o Irã e o Azerbaijão, os dois países têm relações de alto nível e as propostas dos inimigos para minar tais laços seria fútil, acrescentou.
O presidente azeri disse que Teerã e Baku assinaram 20 documentos para cooperação em 2016, acrescentando que o nível de laços comerciais mostrou um aumento de 70% em relação ao ano anterior.
Aliyev, no entanto, expressou sua insatisfação com o atual nível de intercâmbio comercial e disse que os dois países estão implementando projetos conjuntos, inclusive uma rota ferroviária.
Os presidentes iraniano e azeri assinaram um acordo em Teerã neste domingo para trabalhar em direção a completar a parte de uma rota ferroviária de frete planejada desde Europa ao  sul da Ásia.
Rouhani e Aliyev concordaram em vincular os sistemas ferroviários dos  países em uma base experimental.
O presidente azeri chegou em Teerã neste domingo e participou de uma conferência de imprensa conjunta com seu homólogo iraniano logo no início do dia.

Pars Today

Comments

comments

ESPORTE

COLUNISTAS

VIDEOS