Brasília,
Home » Destaque » Serviços de segurança saudita envolvidos em ataques terroristas de Teerã

Serviços de segurança saudita envolvidos em ataques terroristas de Teerã

Publicado por: Redação Irã News
Autor:
Publicada em 19/06/2017 às 07:02
Share Button
Foto:
  • Um alto funcionário iraniano disse que os recentes ataques terroristas mortais em Teerã foram realizados pelo pedido dos serviços de segurança da Arábia Saudita.
Hussein Amir-Abdollahian, assessor especial em assuntos internacionais do Presidente do Parlamento iraniano, fez as declarações durante uma reunião com o embaixador do Vietnã no Irã na quarta-feira.
“Os documentos existentes provam a manipulação contínua do terrorismo nos EUA e na Arábia Saudita na região e no mundo”, disse ele.
“A sua estratégia e política é criar crises regionais para realizar suas próprias agendas, como as vendas de armas”, acrescentou Amir-Abdollahian.
Após os ataques, o ministro iraniano de Relações Exteriores, Mohammad Javad Zarif, disse que seu país obteve informações de inteligência que mostram envolvimento da Arábia Saudita “ativamente” em ações terroristas e em apoio aos grupos terroristas ao longo das fronteiras do leste e oeste do Irã.
Riad cortou suas relações diplomáticas com o Irã. Os ataques de Teerã vieram ao longo dos comentários e ameaças especialmente das autoridades sauditas de alto escalão.
No mês passado, Mohammed Bin Salman disse que a Arábia Saudita trabalharia para mover a “batalha” para o interior do Irã. Além disso, em 6 de junho, o ministro das Relações Exteriores da Arábia Saudita, Adel al-Jubeir, disse que o Irã teve que ser “punido” pelo que ele chamou de “interferência na região”. Os ataques de Teerã ocorreram menos de um dia depois.
Em 7 de junho, homens armados realizaram quase simultaneamente duplos ataques ao Parlamento iraniano e ao Mausoléu do fundador da República Islâmica Imam Khomeini, que deixaram 18 mortos e o ferimento outros 50. O grupo terrorista Daesh Takfiri reivindicou a responsabilidade pelos assaltos.

Pars Today

Comments

comments

ESPORTE

COLUNISTAS

VIDEOS